Como enviar comandos para o dispositivo via plataforma?

Como enviar comandos para o dispositivo via plataforma? Passo a passo para enviar comandos para o dispositivo utilizando a plataforma Softruck

Você pode enviar comandos para o seu dispositivo pela própria plataforma da Softruck!

Além das opções de bloqueio e desbloqueio, é possível enviar comandos de localização e reboot. Você pode também alterar o modo de detecção do equipamento, configurar o modo Sleep e determinar intervalos de report. É possível também alterar as informações de hodômetro e horímetro.

Importante frisar que alguns equipamentos não possuem todos os comandos à disposição para envio pela plataforma.

Nesse artigo iremos mostrar como funciona cada uma dessas funcionalidades e como aplicá-las aos seus veículos.

Primeiramente, vamos entender como funciona cada um desses comandos.

HODÔMETRO E HORÍMETRO: comando para alterar e ajustar essas informações via plataforma.

LOCALIZAÇÃO: será enviado um comando para o dispositivo, que irá solicitar ao mesmo sua localização atual, disponibilizando a informação na plataforma.

REBOOT: enviando o comando de Reboot ao seu dispositivo, este comando reinicializa o módulo do equipamento sem que as configurações embarcadas sejam perdidas.

SLEEP: o usuário terá autonomia para enviar comandos que ativem o modo sleep e deepsleep em seu equipamento. Ativando esses módulos você fará com que o equipamento passe a reportar somente quando estiver ligado. Este modo é geralmente utilizado em veículos que possuem baixa autonomia na bateria. 

O modo sleep desliga o GPRS do dispositivo, porém mantém o GPS ligado e colhendo as informações. Quando o veículo é ligado, o dispositivo identifica essa ação e liga novamente o GPRS, habilitando a comunicação do dispositivo com a plataforma da Softruck, via conexão 2G. 

No modo deepsleep, o GPS e o GPRS são desligados, voltando ao funcionamento apenas quando o veículo é ligado.

INTERVALO DE REPORT: é possível definir o tempo de comunicação do seu equipamento da maneira que preferir. No primeiro campo você deve inserir de quanto em quanto tempo você deseja que o equipamento envie pontos quando ligado, e no segundo, de quanto em quanto tempo você deseja que ele envie pontos quando o veículo esteja desligado. Lembrando que a unidade de tempo utilizada é em segundos.

IGNIÇÃO: neste módulo você poderá alterar o modo de detecção de ignição do equipamento, podendo ser por pós chave, Tensão de Bateria ou Acelerômetro.

No caso, existem 2 métodos de detecção de ignição que utilizamos aqui na Softruck. O primeiro deles é chamado de Ignição virtual, onde a ignição é identificada através de estimativas. Neste método existe a detecção por tensão de bateria e por acelerômetro

A detecção por tensão de bateria utiliza a variação da tensão para determinar se o veículo esta desligado ou ligado. Já a detecção por acelerômetro possui um sensor de movimentação e toda vez que o veículo desloca ele identifica pontos ligados e desligados.

O segundo método de detecção é chamado de ignição real, onde a ignição é identificada por um parâmetro efetivo. Neste método existe a detecção por pós chave, em que há um fio do dispositivo conectado ao pós chave do carro que recebe a informação se a ignição está ou não ligada.

Agora, já entendido cada um dos comandos, vamos ao passo a passo para aplicá-lo aos seus veículos!

O primeiro passo é acessar no menu de ORGANIZAÇÃO a aba de DISPOSITIVOS.

Em seguida, informe o IMEI do dispositivo vinculado ao veículo em que se deseja enviar os comandos: 

 

Clique no dispositivo informado e será aberta outra tela de edição dos dados vinculados ao dispositivo. Em seguida clique em Mais Detalhes:

 

 

Acesse a aba de Comandos para ter acesso ao dispositivo:

Feito isso, é possível alterar os módulos através da própria plataforma! Para tanto, selecione a opção de módulo desejada e aplique as alterações ao veículo, com apenas alguns cliques! 

Selecionada a opção de módulo desejada, para salvar as alterações é necessário clicar sobre o botão a frente da opção selecionada. Por exemplo, se quiser alterar o módulo de ignição, selecione entre as opções o módulo desejado e clique no botão IGNIÇÃO e confirme a alteração da configuração clicando no botão SIM: 

Agora, basta SALVAR as alterações para que a plataforma identifique a configuração desejada e a aplique ao dispositivo! 

Para ajustar o hodômetro e horímetro, siga o passo a passo acima e informe os valores desejados. Lembrando que a plataforma trabalha, no hodômetro, com unidade de medida em metros. Já no horímetro, a unidade de medida é em minutos.

Você pode verificar o histórico de comandos que já foram enviados ao dispositivo. Essas informações estarão disponíveis na própria tela do respectivo dispositivo.

E aí, o que achou? O seu feedback é muito importante para nos ajudar a reinventar o rastreamento veicular! Estamos abertos a sugestões, sempre buscando excelência na experiência em nosso serviço. Então se você tem alguma, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe

Entre em contato com nosso time de Suporte através dos canais de comunicação:

  • Suporte por email: suporte@softruck.com
  • Por telefone: 31 993 930 253
  • Chat da plataforma: www.app.softruck.com