Manual do usuário

Este manual foi desenvolvido especialmente para detalhar as funções e características oferecidas pela plataforma da Softruck.

A Softruck é a ferramenta ideal para gerenciar e monitorar seus veículos. Processamos bilhões de dados a cada ano para que você tenha análises mais completas sobre a sua frota, seja ela pequena, média ou grande.

Nosso sistema conta com uma interface simples para que possamos atendê-lo da melhor maneira possível. Afinal, nosso foco é facilitar a vida de nossos clientes auxiliando na sua gestão, simplificando o seu armazenamento e controle de dados para orientá-lo em cada tomada de decisão.

  •  Leia este manual com atenção antes de utilizar a plataforma, garantindo um uso seguro e adequado.
  • As descrições nesse manual são baseadas nas configurações padrão da plataforma.
  • As funções disponíveis e serviços podem variar de acordo com o plano contratado.
  • A Softruck não é responsável por danos causados por edição do usuário ou alterações no sistema.

Como obter suporte?

Para os cliente da Softruck são disponibilizados canais de atendimento que facilitam a comunicação e garante que todos os usuários de nossas soluções sejam atendidos o mais rápido possível. Nossos canais de atendimento são:

  • Suporte por email: suporte@softruck.com
  • Por telefone: 31 993 930 253
  • Chat da plataforma: www.app.softruck.com

Além desses canais, temos alguns artigos relacionados à funcionalidade da nossa plataforma, configuração de dispositivos e repostas para algumas perguntas frequentes que pode lhe ajudar. Acesse: https://ajuda.softruck.com/ 

1.Login

As credenciais de acesso a plataforma são enviadas para seu e-mail. Caso não tenha recebido, entre em contato com nossa equipe que iremos providenciá-las em questão de minutos.

Para acessar a plataforma existem duas maneiras. Veja abaixo:

1.1 Acesso

Para acessar a plataforma basta abrir o navegador, acessar o endereço da plataforma na internet, preencher os campos USUÁRIO e SENHA e em seguida cliecar em LOGIN.

1.2 Acesso Direto

A aba Acesso Direto permite através de um número de protocolo gerado no módulo 4.3 Acionamentos, acesso exclusivo a localização e informações do veículo, para auxiliar sua equipe em casos de sinistro. 

Para acessar as informações do veículo, clique em Acesso Direto, insira um número do protocolo válido no campo de ACESSO DIRETO clique no botão ENVIAR.

2.Organização 

O módulo Organização reúne todas as informações de ativos cadastrados na plataforma (chips, painel, dispositivos e empresas). A partir da base registrada neste módulo é que serão realizados os cálculos de faturamento mensal. Além disso, este módulo permite que você organize suas empresas filiais criando acessos exclusivos para elas.

2.1 Chips

Nesse módulo você encontra a relação de todos os chips cadastrados na plataforma. A tela de chips apresenta o ICCID (integrated circuit card identifier), que nada mais é do que um serial de identificação de cada chip. Também apresenta em qual dispositivo o chip está embarcado, no campo IMEI/MODELO. Apresenta ainda o provedor de rede para cada item bem como o número de discagem (para qual são enviados, por exemplo, comandos SMS para configuração dos equipamentos).

A tela de chips permite que você faça cadastro de seus chips, basta clicar no botão Adicionar no canto superior direito. 

É possível extrair relatório dos chips cadastrados em sua base, clicando no botão Explorar no canto superior direito da tela.

Além disso, é possível filtrar a busca para facilitar a busca das informações desejadas.

OBSERVAÇÃO: Caso os chips sejam adquiridos com a Softruck, nosso time já os enviará previamente cadastrados à sua base.

2.2 Painel

O Painel é a tela inicial da plataforma, onde apresenta de forma consolidada as métricas mais relevantes da sua operação. Por meio de um acesso rápido você pode identificar padrões de comportamento da frota e situações de risco.

1. Após efetuar o login, no menu lateral esquerdo são exibidos os módulos do sistema.

2. Esse indicador representa a quantidade da cobertura de rede na região onde a frota se encontra. O Tempo médio sem cobertura é uma métrica obtida por meio da comparação entre o tempo de coleta de uma informação e sua efetiva transmissão na rede. Caso o tempo observado seja demasiado longo, deve-se estudar a possibilidade de utilizar chips de outra operadora a fim de reduzi-lo. Além disso, é possível verificar o Tempo máximo que seus veículos ficaram sem cobertura e o Tempo mínimo

3. Resumo quantitativo de Veículos, Dispositivos e Usuários cadastrados na sua conta separados por Ativos e Arquivados.

4. Número total de dispositivos vinculados a um veículo sem nenhuma comunicação com a plataforma. Podem indicar casos de instalações que falharam e não foram adequadamente testadas. O objetivo é que esse número seja sempre 0.

5. Representa o número de dispositivos que por algum motivo estão possivelmente desconectados, ou seja, a tensão da bateria de alimentação no último ponto enviado pelo equipamento era igual a 0V.

6. O status de comunicação consiste na quantidade de veículos que estão conectados e reportando os dados nas últimas horas. Mostra qual parcela da frota reportou em cada intervalo de tempo. Deseja-se que a proporção de "2 horas" seja a maior possível (bons índices acima de 95%) e que a proporção de "24 horas" seja próxima de 0%. Os intervalos intermediários podem representar situações de veículos que entraram em área de sombra. Nesses casos, deve-se observar ao longo do dia se veículos nesta situação gradativamente voltam a se conectar. Do contrário, a orientação é sempre avaliar com o responsável do veículo caso a caso.

7. O valor da frota está integrado junto com a tabela FIPE e acompanha suas atualizações. Esse indicador representa o valor de mercado dos veículos cadastrados na plataforma, segmentados por categoria. Essa informação é automaticamente obtida no momento do cadastro veicular.

8. O perfil de movimentação apresenta de forma qualitativa os horários ao longo do dia em que a frota se desloca com maior/menor intensidade. Essa métrica permite entender de forma visual quais os horários de maior tráfego dos veículos cadastrados, com isso podemos entender quais são os horários de maior e menor risco de sinistro.

9. A taxa de risco é um indicador referente a "saúde" operacional da base cadastrada, variando entre 0 - 10. Esse indicador é interpretado como o risco de não se recuperar um veículo em casos de sinistro com o auxílio da tecnologia de rastreamento. É calculado levando em consideração as principais métricas já apresentadas (tempo sem cobertura, número de veículos sem reportar, número de veículos sem comunicação recente, etc..). E é afetada diretamente pelo status de comunicação do veículo. Devemos trabalhar para que a taxa de risco seja a mais baixa possível, neste caso para garantir melhor desempenho é necessário sempre acompanhar o padrão de comunicação da frota como um todo.

10. A guia de fatura acompanha os boletos em andamentos, fazendo a contagem de dias restantes para o vencimento. 

2.3 Dispositivos

A aba de dispositivos tem um papel fundamental no contexto operacional da plataforma. A partir dela, é possível verificar a consistência de vinculação, acessar comandos de ação e alteração de configurações no dispositivo, avaliar o comportamento do rastreador, dentre outras opções. 

1. A identificação do equipamento se dá através do IMEI (International Mobile Equipment Identityque é o número de série no qual o equipamento é registrado na plataforma. o IMEI geralmente encontra-se impresso na parte externa dos equipamentos, junto ao código de barras. Vale ressaltar a importância de se preservar a etiqueta afixada no dispositivo. 

2. A coluna Empresa apresenta o nome da empresa responsável pelo equipamento. Salvo casos onde exista a estrutura de matriz e filial, essa informação apresentará apenas o nome da empresa em questão.

3. A coluna Provedor apresenta a operadora responsável pelo SIMCard e o número da linha.

4. A coluna Veículo apresenta a placa junto a qual o dispositivo encontra-se associado e o modelo do veículo. Caso a informação esteja em branco, isso indica que o equipamento não está associado a nenhum veículo e, portanto, encontra-se livre para uso.

5. A coluna de Último GPS apresenta o horário e data da última comunicação do equipamento com a plataforma. 

2.3.1 Organização/Dispositivo/Edição

 Ao clicar no IMEI do dispositivo, o usuário irá acessar um breve resumo sobre as informações do dispositivo. Para obter infirmações detalhadas do dispositivo, clique em Mais detalhes.

2.3.2 Principal 

Nesta página você encontra as principais informações sobre o dispositivo, como o Modelo, IMEI, o número da linha vinculada e outros.

Caso deseje alterar alguns desses campos, ao final basta clicar em Salvar. Clicando em Ativo, irá alterar seus status e será desativado. Para ativar, clique novamente no mesmo campo.

2.3.3 Perfil do Equipamento

Apresenta todos os parâmetros reportados pelo equipamento na última comunicação com a plataforma. É importante observar, dentre outras informações, a tensão da bateria informada. Este dado é particularmente útil em situações onde o equipamento deixa de reportar. Ao observar que a tensão reportada pela última vez é nula, existe um forte indício de que a perda de comunicação do dispositivo se dá pela falta de alimentação do equipamento (remoção da bateria, desconexão de fio, etc.)

2.3.4 Comandos

Nessa tela, é possível acessar o dispositivo para envios de comandos pela plataforma, permitindo assim alterar configurações no dispositivo e acionar a saída do bloqueio. A ação desses comandos depende da conexão do dispositivo com o servidor da Softruck. 

2.3.5 Comportamento 

Essa tela permite identificar o padrão de comportamento ao longo do tempo. De forma qualitativa, são apresentados dados onde houve maior/menor intensidade em alguns componentes do sistema, acusando pontos de falhas na comunicação. 

2.4 Empresas

O módulo de Empresas foi criado para oferecer mais autonomia a operação das suas afiliadas. Neste módulo a criação de sub-empresas ou empresas filiais, permite que você gerencie e estime melhor métricas gerais e regionais.

Com a utilização deste módulo cada empresa do seu grupo terá um controle mais amplo da comunicação e do quantitativo do serviço oferecido, tornando assim mais fácil e pontual a identificação de soluções para cada time.

Na tela Empresas você consegue adicionar, editar e visualizar os dados cadastrados para cada empresa do seu grupo.

3. Gestão 

Este módulo é utilizado no gerenciamento de todos os cadastros de usuários, veículos e ocorrências. 

3.1 Eventos

Nessa tela, você pode verificar todos os alertas que foram emitidos pelo dispositivo. Além de verificar a data e hora, é possível adicionar uma descrição para aquele evento e comentários sobre o alerta que foi emitido.

Busque pelo número da placa ou IMEI, e preencha a data em que deseja verificar o alerta emitido.

 

3.2 Acionamentos

A Softruck criou uma solução exclusiva para atendê-lo cada vez melhor. O módulo de Acionamentos foi planejado para dar agilidade no serviço em um momento de tensão para seu cliente, por isso o cadastro é realizado de forma simples e rápida.

Por aqui, é possível gerenciar todas as ocorrências (furto, roubo ou sequestro) cadastradas na plataforma.

Ao registrar uma ocorrência, é gerado um número de protocolo que pode ser utilizado para 1.2 Acesso Direto ao sistema de monitoramento por qualquer usuário externo. A ideia é que esse acesso seja disponibilizado para a equipe de busca, garantindo agilidade e segurança no processo.

3.3 Usuários

Nesta aba é possível fazer a gestão de todos os usuários, realizar cadastros, remoções, ativar e desativar usuários na base.

Antes de aprofundarmos neste módulo precisamos entender algumas diretrizes, pois é nesta etapa em que definiremos as permissões que cada usuário portará com seu acesso à plataforma.

Para cada empresa parceira da rede de clientes Softruck, existem 5 perfis de usuários com papéis distintos dentro da plataforma Administrador, Colaborador, Visitante, Cliente e Proprietário. 

  1. Administrador: O usuário Administrador foi designado para gestionar toda a base, ele tem acesso e permissão total a todas funcionalidades da plataforma. Sendo assim ele poderá criar, editar e excluir cadastros. Visualizar a frota como um todo, e acessar informações de todos os usuários. Podem ser cadastrados pela equipe da Softruck e/ou outros usuários administradores;
  2. Colaborador: O usuário colaborador é responsável pelo monitoramento da frota. Ele pode adicionar e visualizar as informações da frota como um todo, entretanto não pode editar cadastros. Podem ser cadastrados por administradores e/ou outros usuários com perfil de colaborador; 
  3. Visitante: O usuário visitante tem permissão apenas de leitura de toda a base. Esse usuário consegue visualizar toda a base, contudo não pode realizar e editas cadastros, bem como não tem permissão para interagir com o dispositivo enviando comandos. Ou seja, o usuário visitante apenas visualiza todas as informações da base. 
  4. Cliente: O usuário Cliente tem permissão apenas para monitorar o veículo a ele vinculado, então para que este usuário consiga visualizar o veículo é necessário que estejam associados. Lembrando que este usuário não consegue editar nem inserir nenhuma informação na plataforma, bem como não consegue enviar comandos para o dispositivo;
  5. Proprietário: O usuário Proprietário tem permissões semelhantes ao Cliente. No entanto o Proprietário consegue também enviar comandos de Bloqueio/Desbloqueio para o veículo a ele vinculado.

3.4 Veículos

Nesta aba podemos cadastrar, editar, remover, enviar comandos, ativar e desativar os veículos na base.

Os cadastros são feitos de forma bem simples e intuitivas, porém precisamos compreender algumas ações antes de realizá-las. Agora vamos definir a relação do veículo com o usuário e equipamento.

  • veículo pode possuir mais de um condutor e equipamento por vez.
  • condutor pode possuir mais de um veículo.
  • equipamento pode ser vinculado apenas a um veículo por vez.
  • inativação do veículo não interrompe o monitoramento, e sim o acesso do condutor principal ao determinado veículo
  • 5.2 Histórico de rotas está diretamente associado a relação veículo/equipamento, então para obter o histórico do veículo é necessário que ele tenha um equipamento vinculado.
  • Os usuários do tipo Cliente Proprietário só acessarão aos veículos que a eles forem associados.
  • A Softruck possui integração da ferramenta com a tabela FIPE, então é importante que marca, modelo e ano estejam adequadas para cada veículo cadastrado, pois os valores dos implicam diretamente em cálculos feitos pela plataforma. 
  • Para garantir maior autonomia da bateria de alimentação, os veículos devem ser configurados para reportar em intervalos de tempo diferentes de acordo com seu tipo.

A tela de veículos lista as principais informações de cada veículo. Para mais detalhes, clique sobre o veículo desejado.

4.Monitoramento

No módulo de Monitoramento são realizadas as atividades de localização dos veículos, sendo possível acessar a localização em tempo real de determinado veículo e também seu histórico de localizações.

4.1 Alertas

Você pode verificar os alertas enviados por todos os dispositivos da sua base, ou pesquisar por uma placa específica no campo de busca. 

Também é possível determinar o período no qual deseja verificar os alertas.

Esse módulo facilita a gestão dos alertas, sendo possível criar eventos para gestão das tratativas dos mesmo.

4.2 Histórico

A Softruck é a única plataforma de rastreamento e gestão de frotas no Brasil que fornece histórico ilimitado para seus usuários. Neste módulo você pode conferir todas as informações do seu veículo, desde a vinculação ao equipamento.

Para acessar as informações de histórico, pesquise e clique sobre o veículo desejado. Em seguida, clique em Mais detalhes para verificar o histórico.

Inicialmente são apresentadas  informações diárias de cada placa contendo, distância, duração, tempo parado, vel. máxima, vel. média, paradas e tempo em área de risco.

Em suma, o histórico fornece as rotas realizadas pelo veículo no decorrer do dia.
Para acessar o histórico com maior detalhamento, basta clicar na placa desejada e visualizar e/ou baixar os informações pertinentes (arquivo .xls), clicando no botão Exportar, acima do mapa.

Para acessar o arquivo baixado, basta ir ao menu superior e selecionar o ícone de uma pasta, abrindo assim a tela de Arquivos onde estão disponibilizados todos os relatórios já gerados pela empresa de forma simples. Sendo necessário apenas clicar no nome do arquivo que foi gerado para que o mesmo seja baixado automaticamente.

O relatório gerado, é chamado de Relatório de pontos e contém as seguintes informações:

  • Data: Indica a data do ponto.
  • Hora: Indica o horário do ponto.
  • Latitude & Longitude: Indica as coordenadas do ponto.
  • Endereço: Traduz o endereço referente as coordenadas indicadas na coluna anterior.
  • Ignição: Indica se o veículo estava ligado ou desligado.
  • Velocidade (km/h): Indica a velocidade do veículo.
  • Hodômetro do dispositivo:
  • GPS fixado: Indica se havia conexão com satélite no momento em que o ponto foi coletado.
  • #Satélites: Indica a quantidade de satélites conectados ao equipamento.
  • Ponto histórico: Indica se havia conexão 2G no momento em que o ponto foi coletado.
  • Voltagem da bateria: Indica a tensão na bateria que alimenta o dispositivo. 
  • Voltagem da bateria reserva: Indica a tensão na bateria interna do equipamento.
  • Alarmes: Indica se há algum alarme no ponto enviado.
  • Saídas: indicam se estão acionadas ou não.
  • Entradas: indicam se estão ativas ou não.

É importante ressaltar que cada ponto indica um lugar em que o veículo foi ligado (ou desligado), e o conjunto de pontos traçados por um veículo em um dia define o que chamamos de rotas do veículo.

4.3 Mapa

Na aba Mapa da acesso as informações mais atualizadas dos veículos. 

Através dessa aba é possível acessar a localização mais recente do veículo desejado. Para isso, é oferecida uma ferramente de busca capaz de filtrar qual veículo o usuário deseja acessar.

4.4 Compartilhamento

A plataforma da Softruck possibilita verificar todos os Compartilhamentos já realizados em sua base. A funcionalidade busca trazer maior gestão nos dados e otimizar a consulta de Compartilhamentos cadastrados na base.

Os Compartilhamentos podem ser realizados pela plataforma e pelo aplicativo. Essa função permite compartilhar um link com a localização em tempo real do seu veículo.

Ao criar o link de compartilhamento, informe o motivo do compartilhamento e a data de validade do link com acesso à localização do veículo, no campo Expirar Em, depois clique em Salvar

Os links de compartilhamento podem ser criados em casos de Apropriação, Furto, Roubo, Sequestro e Reboque.

Você pode interagir com o Compartilhamento registrado Arquivando ou Desativando o cadastro, invalidando o link de acesso à localização do veículo com essas ações.

Além disso, clicando em Mais Detalhes, é possível editar o cadastro do Compartilhamento e verificar o link gerado para acompanhar a localização do veículo. Você pode também alterar a data de validade do link de compartilhamento, estendendo o período determinado. 

Após o término do período de validade do Compartilhamento, o link será expirado e não será possível acompanhar a localização do veículo em tempo real. 

5 Frota

Nesse módulo você realiza a gestão de toda a sua frota de veículos, podendo consultar Abastecimentos, Viagens e Identificação.

5.1 Abastecimentos

Dentro da gestão é possível realizar o controle sobre o consumo de cada veículo e apresenta as informações sobre os abastecimentos realizados, ajudando as empresas e gestores a economizar e utilizar combustível de uma forma racional e sustentável. 

Nessa tela, você pode verificar todos os abastecimentos já cadastrados e realizar novos cadastros, clicando no botão Adicionar:

Na tela do cadastro, preencha os campos com as informações do abastecimento e clique em Salvar. Feito isso, o cadastro do abastecimento estará concluído na plataforma, sendo possível consultá-lo a qualquer momento.

5.2 Viagens

No módulo de viagens você pode consultar todo trajeto feito pelo seu veículo e o tipo de ação realizada nessa viagem, em qualquer período que desejar. A Softruck é a única plataforma no brasil fornece histórico ilimitado para seus usuários.

Você pode visualizar a distância total percorrida e o tempo do trajeto. Clicando em Mais detalhes.

Dessa forma você pode ver todos os endereços no qual o veículo percorreu, as ações realizadas (carga ou descarga) e a duração de cada ação.

5.3 Identificação 

O módulo de Identificação permite que você identificar o motorista que está em determinado veículo, que possua instalado junto ao rastreador de um leitor de identificadores.

Para isso basta cadastrar um equipamento de identificação e associa-lo a um motorista cadastro no sistema,

A identificação do motorista pode ser feita via ibutton ou RFID. Para um bom funcionamento do sistema, o dispositivo precisa ter essa funcionalidade em suas características.

Na página de identificações você consegue visualizar todos os equipamentos de identificação de motoristas cadastrados na sua base, bem como cadastrar novas identificações, clicando no botão Adicionar.

Após clicar no botão Adicionar, você sera direcionado para tela de cadastro. Preencha os campos com as informações solicitadas. É importante que o motorista tenha sido cadastrado previamente na tela de Usuários.

Com as informações preenchidas, basta clicar em Salvar. Feito isso, o motorista estará associado a um identificador. Sempre que realizar a identificação, seja por RFID ou ibutton, a informação é registrada no Histórico, podendo ser consultada sempre que desejar.

6 Relatórios

Nesse módulo você encontra gráficos que possibilitam mensurar dados para o melhor gerenciamento de sua frota.

6.1 Atividades

Dados como distância, tempo total e tempo médio de motor ligado, o tempo parado, número de alertas, histórico de velocidade e o histórico de qualidade de sinal.

Basta selecionar o período em que deseja levantar esses dados, e buscar pela placa do veículo.

6.2 Sindicância

Este módulo ajuda a investigar a trajetória realizada pelo veículo. É possível definir um endereço no Mapa para obter informação se o veículo desejado transitou pelo local determinado.

Essa funcionalidade é muito importante para avaliação de casos de fraude, por exemplo.

Feito isso, basta pesquisar pela placa desejada e definir a data para certificar se o veículo trafegou na região determinada:

Caso o veículo tenha transitado na região demarcada, a plataforma irá indicar a data e hora do trajeto realizado.

6.3 Movimentação

As informações apresentadas no relatório de movimentação refletem uma análise de comportamento de todos os veículos em determinada semana. É possível refinar a busca para entender o comportamento de uma placa específica.

Esses dados são importantes para a gestão da base, uma vez que auxiliam a entender o momento de maior intensidade de movimentação dos veículos cadastrados, em que a base está mais exposta. A ferramenta busca agregar ainda mais informação para contribuir com uma gestão segura dos seus veículos.

O gráfico da tela de Movimentação representa as informações dos trajetos realizados pelos veículos.

Conforme a legenda, o gráfico apresenta as informações de maior menor intensidade de tráfego em determinada hora e dia da semana. A variação nas cores indica maior ou menor movimentação, sendo a cor azul indicativa de menor intensidade e a vermelha de maior movimentação dos veículos da base, de acordo com a data e horário verificados.

análise de comportamento apresenta em resumo as principais informações contidas no gráfico.

Para verificar a intensidade de movimentação de uma placa específica, basta buscar por uma placa no campo de busca de veículo. Para selecionar um intervalo de tempo específico, basta informar o período desejado no calendário, lembrando que o prazo máximo é de 7 dias.

6.4 Viagens

Por aqui é possível extrair um relatório das viagens realizadas pelo veículo. Basta definira data na qual deseja analisar, e preencher os campos Veículos e Usuários para melhorar e filtrar suas buscas. 

Caso você deseja buscar os dados de uma viagem que ocorreu, por exemplo, há 5 anos atrás, basta filtrar sua busca pela data desejada e seu registro estará disponível.

7 Configurações

O módulo de configurações permite que você ajuste os alertas e as notificações conforme a sua necessidade.

7.1 Alertas

Por aqui você configura todos os alertas disponíveis em nossa plataforma, podendo ativar ou desativar esses alertas. Além de poder classificá-los como Prioritário.

Ao realizar as alterações, clique em Salvar.

7.2 Notificações 

Você pode configurar as notificações que aparecerão para seus usuários no aplicativo. Basta ativar ou desativar as chaves referentes às notificações que estão disponíveis, e em seguida clique em Salvar.

Encontrou sua resposta? Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento: